sábado, 14 de abril de 2018

Conversas com um jovem professor, de Leandro Karnal



Publicado em 2012 pela Editora Contexto, Conversas com um jovem professor, de Leandro Karnal, é um livro que traz as experiências vividas pelo autor em sala de aula com a intenção de ajudar os iniciantes na área docente. De forma simples e cuidadosa, Karnal “conversa” com seus colegas de profissão, compartilhando seus sucessos e fracassos em sala de aula.

Os assuntos abordados são diversos – o primeiro dia de aula, que pode gerar angústias e frustrações; a relação com os pais, colegas e diretores; a preparação e a aplicação de provas e o uso de tecnologia são alguns exemplos. Além disso, há um capítulo que trata sobre a disciplina, sob o olhar da professora Rose Karnal.

Outro aspecto interessante no livro é que no final de cada capítulo, o autor sugere filmes, a fim de ampliar ainda mais a discussão. As recomendações acompanham um breve resumo sobre o enredo da obra e de que forma o filme dialoga com a leitura. Nas últimas páginas, o autor também sugere textos de outros autores, com o intuito de promover a reflexão. Dentre eles, A Didática Magna, de Comenius, o primeiro a pensar em educação para todos.

Em suma, a leitura proporciona ao jovem professor um amplo repertório prático sobre algumas situações comuns no ambiente escolar. Particularmente, eu fiz várias anotações e muitas das experiências de Karnal estão contribuindo, de várias formas, com as minhas atividades em sala de aula.

Um comentário:

  1. Oi, Ana!!! Já li esse livro, mas na época ainda não lecionava. Por isso, tenho vontade de relê-lo. Muito bom, recomendo muito a leitura.

    ResponderExcluir