segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Diário de uma estudante de Letras: as disciplinas do oitavo semestre!

Oi, leitores!

Tudo bem com vocês?

Hoje vou compartilhar com vocês as disciplinas do oitavo e último semestre do curso. Olhem só:

  • Aspectos Discursivos (Língua Inglesa)
"A disciplina apresenta as principais técnicas de leitura e desenvolve a capacitação de compreensão de textos de diferentes gêneros, objetivando a compreensão eficiente do texto escrito como processo complexo de interação e construção social de conhecimento e de linguagem, que envolve ações linguísticas, cognitivas e sociais na sua organização, produção e funcionamento, ou seja, o texto é visto como uma dimensão do discurso, incluindo o trânsito entre a linguagem formal e informal. Objetiva, ainda, apresentar estratégias de identificação, construção e de produção dos domínios discursivos da oralidade em contextos reais."

Eu particularmente gosto muito dessa disciplina, pois a professora sempre apresenta estruturas morfossintáticas complexas da língua, bem como análises semânticas e gramaticais, o que nos direciona a uma interpretação além do texto. Todo esse aprendizado vem me ajudado muito na parte de compreensão textual, ainda mais agora, que comecei a ler a saga Harry Potter em inglês.

  • Literaturas de Língua Inglesa: Prosa
"Estudo das literaturas de língua inglesa, canônicas e não canônicas, nos gêneros ficção, poesia e teatro. Discussão da formação e expressão das chamadas "novas literaturas" em língua inglesa ou pós-coloniais, em contraponto com as literaturas inglesa e norte-americana, em seus aspectos linguísticos, literários e culturais. Consideração de aspectos específicos e relevantes na área de Literaturas Estrangeiras para a formação do profissional na área de língua e literatura estrangeira."

Minha matéria favorita do semestre, leitores! A professora, além de ser maravilhosa, é a nossa orientadora do TCC. Vocês sabem que sou apaixonada por literatura, não é? Então, através dessa disciplina, nós estamos desenvolvendo estratégias de interpretação contextualizada, o que permite uma visão crítica não só sobre a obra ou o autor, mas sobre o momento histórico. É  também por conta dessa disciplina que eu vivo sobrecarregada de livros e artigos para ler, mas querem saber de alguma coisa? Eu não me importo! Estudar o que amo não é nenhuma obrigação, hehe.

  • Morfossintaxe e Semântica da Língua Inglesa
"A disciplina apresenta o estudo das estruturas morfossintáticas e suas funções semânticas no texto. Estabelece as relações entre as construções morfológicas, sintáticas e semânticas da língua inglesa. Apresenta também fundamentação teórica dos conceitos semânticos e prima pelo estudo e utilização das classes gramaticais para o estabelecimento das relações de significado."

Nem tem o que complementar, leitores. Basicamente, estudamos a estrutura morfossintática, o que para mim, já é um baita motivo para sentir sono nas aulas, hehe. 


  • Literaturas de Língua Inglesa: Poesia
"Estudo das literaturas de língua inglesa, canônicas e não canônicas, nos gêneros ficção, poesia e teatro. Discussão da formação e expressão das chamadas "novas literaturas" em língua inglesa ou pós-coloniais, em contraponto com as literaturas inglesa e norte-americana, em seus aspectos linguísticos, literários e culturais. Consideração de aspectos específicos e relevantes na área de Literaturas Estrangeiras para a formação do profissional na área de línguas e Literaturas Estrangeiras."

Gosto bastante dessa disciplina, leitores. Aliás, tudo o que é relacionado à literatura, eu curto. Depois, vou indicar pra vocês alguns livros sobre a matéria.

  • Prática de Ensino em Literatura de Língua Inglesa
"O processo de ensino e aprendizado das literaturas de língua inglesa a partir da perspectiva brasileira. A pluralidade estética. Os conceitos de narrativa e de leitura como processos de construção de significados. Os gêneros literários. O cânone."

Nessa aula, refletimos sobre como ensinar as narrativas literárias nas aulas de língua inglesa. Um desafio, visto que poucas escolas oferecem esse aprendizado. Muitas vezes, o ensino do inglês é voltado exclusivamente para a gramática.

Bom, é isso, gente! Tem também o TCC, mas eu já comentei no último vídeo lá do canal :)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana...
    Estudar Letras deve ser maravilhoso!
    Aproveite muito seu último semestre, e vá contando tudo para nós!
    Bjos, Elaine livrosquelibertam.com.br

    ResponderExcluir